Saiba como funciona o óculos usado pela PM de SP para identificar suspeitos - David Gouveia Notícias

Última

14/04/2011

Saiba como funciona o óculos usado pela PM de SP para identificar suspeitos


A Polícia Militar de São Paulo está testando um novo óculos para ajudar no reconhecimento de suspeitos. A ferramenta tem uma câmera ligada a uma das lentes, que filma a multidão e identifica pessoas através de biometria facial.


A técnica grava o rosto de uma pessoa e compara com o banco de dados de desaparecidos e foragidos da polícia e o cadastro de criminosos. Para fazer a associação, 46.000 pontos da face do suspeito são matematicamente analisados por um programa de computador, que garante índice de acerto de quase 100%. O reconhecimento leva menos de um segundo.


A polícia garante que mesmo que o suspeito esteja de barba, bigode, maquiagem, óculos ou algum outro acessório, a biometria facial ainda pode identificar a pessoa.


A tecnologia é israelense e é usada principalmente para fins militares, como patrulhamento de fronteiras. Os óculos foram testados por quatro policiais durante a entrada do público do show da banda U2, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, na última quarta-feira (14).


A nova medida visa facilitar o trabalho da PM. Ao menos 120.000 suspeitos são procurados em todo o Estado. Com a tecnologia, o policial pode reconhecer um criminoso à distância e fazer uma abordagem mais discreta que o pedido de documentos. Segundo a polícia, o método também garante maior segurança às pessoas próximas do criminoso.


Assista ao vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here