Feira de Santana já registra 14 casos de chikungunya, diz Ministério da Saúde - David Gouveia Notícias

Última

23/09/2014

Feira de Santana já registra 14 casos de chikungunya, diz Ministério da Saúde

Outros 37 casos chamados de "importados" foram registrados este ano no Brasil

Mais nove casos da doença chikungunya foram confirmados em Feira de Santana nesta terça-feira (23) pelo Ministério da Saúde. Ao todo, já são 14 infectados na cidade baiana, que é responsável pela maioria dos casos do Brasil. Fora de Feira, foram registrados somente outros dois casos de doentes, na cidade Oiapoque (Amapá). Outros casos suspeitos estão sendo investigados.

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas infectadas não possuem registro de viagem internacional para países onde há transmissão. Outros 37 casos chamados de "importados" foram registrados este ano - nestes, as pessoas viajaram para países com a transmissão da doença e provavelmente contraíram a febre fora do Brasil.

Equipes do Ministério da Saúde já estão em Feira trabalhando em parceria com as secretarias estadual e municipal em ações de prevenção e vigilância da doença. Também faz parte deste trabalho a orientação de profissionais de saúde quanto ao manejo clínico da doença e a eliminação de criadouros nas residências.

A doença
A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus, transmitido por mosquistos Aedes, como o da dengue.

Seus sintomas - febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema – costumam durar de três a 10 dias, e sua letalidade, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, é rara e menos frequente que nos casos de dengue.

O tratamento é feito para combater os sintomas, com analgésico (paracetamol), hidratação e repouso. O vírus já foi identificado em 19 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde 2010, quando o Brasil registrou três casos contraídos no exterior da doença, o Ministério da Saúde passou a acompanhar e monitorar continuamente a situação do vírus causador da febre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here