Dois
voos comerciais que sobrevoavam Alagoinhas / Bahia na tarde deste
domingo (28) ficaram a apenas 60 metros de distância um do outro em
pleno ar. As aeronaves comerciais operadas pela Azul e Gol quase se
chocaram no ar quando se cruzaram. A distância mínima recomendada pelas
autoridades aeronáuticas é de 300 metros, cinco vezes maior do que o
registrado entre os dois aviões.
O incidente envolveu um modelo ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas que
fazia o voo AD 2662, de Barreiras (BA) à capital baiana e o Gol 1884,
com destino a Aracaju. Por volta das 15h40 o comandante do Boeing
737-800 da Gol que acabara de decolar do aeroporto Luis Eduardo
Magalhães com destino à capital sergipana chamou a torre para reportar o
incidente.
— Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés [60 metros] passando aqui embaixo.
Apesar da baixa qualidade da gravação disponibilizada pelo site
FlightRadar24, ao qual o R7 teve acesso, é possível ouvir a operadora da
torre de controle dando uma resposta padrão com coordenadas de voo.
Na sequência, a operadora é repreendida pelo comandante da Gol.
— Precisamos de algo imediato (...) tem que encontrar um eixo aqui pra gente livre de colisão, minha querida.
No mapa disponibilizado online com as rotas percorridas pelos aviões
também é possível ver que uma aeronave passou sobre outra, separadas por
uma distância irregular.
No momento do incidente, o Boeing da Gol voava a 378 nós (700 km/h) e o
ATR da Azul se encontrava a 216 nós (400 km/h). Um choque a essas
velocidades provavelmente seria fatal para todos a bordo.
A responsabilidade pela organização do tráfego próximo aos aeroportos é
do DECEA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O órgão, no
entanto, não respondeu em tempo hábil a solicitação do R7 para comentar a
informação.
Procurada, a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo
2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas
técnicos e negou o incidente com o Gol.
Em nota, a Gol A GOL esclareceu que na tarde de ontem, a aeronave que
fazia o G3 1884 (Salvador – Aracaju), se manteve durante todo o trajeto a
uma distância segura de outras aeronaves, não havendo nenhum alerta dos
sistemas de bordo.
As informações são do R7 / Foto: Internet
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David Gouveia Notícias
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