A Secretaria de Educação do Estado do Bahia emitiu um posicionamento,
nesta terça-feira (4), após o Ministério da Educação (MEC) divulgar que
o ensino médio do estado ficou em último lugar, no país, no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano passado. A
Bahia ficou com 3,0 pontos no ensino médio - 1,3 abaixo da meta para o
ano, que era de 4,3. Além disso, a nota foi um décimo menor que a do
último levantamento, feito em 2015, quando o estado ficou com 3,1
pontos.
A Secretaria de Educação informou que atendeu 80.688
estudantes do Ensino Fundamental nos anos finais (6º ano 9º ano) em
2017, em Salvador, número quatro vezes maior do que o atendido, no mesmo
período, pela Prefeitura Municipal, com apenas 18.386 estudantes
matriculados na rede municipal de ensino na mesma modalidade.
Ainda
de acordo com a Secretaria, os dados divulgados pelo INEP não
correspondem à realidade da rede estadual de educação. “A metodologia
aplicada foi, inclusive, questionada pelos governadores de estados do
Nordeste e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação
(Consed). Tal metodologia excluiu os estudantes da Educação
Profissional, na qual a Bahia detém a maior rede do Nordeste e quarta
maior do Brasil. Devido à metodologia equivocada, inclusive, nenhum
Estado da Federação atingiu a meta do IDEB 2017”, diz trecho da nota.
Além
disso, a pasta acrescenta que “participaram da avaliação estudantes de
1.243 escolas da rede estadual, sendo que o MEC aproveitou somente os
resultados de 376 escolas, num quantitativo de somente 30 mil estudantes
de um universo de mais de 800 mil”.
Ainda de acordo com a
Secretaria Estadual, “a metodologia prejudicou o caráter censitário da
avaliação, apontando resultados de caráter amostral e os critérios
adotados distorceram o desempenho das unidades escolares que
participaram do sistema de avaliação”.
Leia a nota na íntegra:
A
Secretaria Estadual de Educação informa que atendeu 80.688 estudantes
do Ensino Fundamental nos anos finais (6º ano 9º ano) em 2017, em
Salvador, número quatro vezes maior do que o atendido, no mesmo período,
pela Prefeitura Municipal, com apenas 18.386 estudantes matriculados na
rede municipal de ensino na mesma modalidade (Fonte: Mec/Inep). A Lei
de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB 9394/1996 determina que a
responsabilidade pelo atendimento do Ensino Fundamental é dos
municípios.
Ainda de acordo com a Sec, os dados
divulgados pelo INEP, que é um órgão do Governo Federal, não
correspondem à realidade da rede estadual de educação. A metodologia
aplicada foi, inclusive, questionada pelos governadores de estados do
Nordeste e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação
(Consed). Tal metodologia excluiu os estudantes da Educação
Profissional, na qual a Bahia detém a maior rede do Nordeste e quarta
maior do Brasil. Devido à metodologia equivocada, inclusive, nenhum
Estado da Federação atingiu a meta do IDEB 2017.
Além
disso, participaram da avaliação estudantes de 1.243 escolas da rede
estadual, sendo que o MEC aproveitou somente os resultados de 376
escolas, num quantitativo de somente 30 mil estudantes de um universo de
mais de 800 mil. A metodologia prejudicou o caráter censitário da
avaliação, apontando resultados de caráter amostral e os critérios
adotados distorceram o desempenho das unidades escolares que
participaram do sistema de avaliação.
A Sec informa ainda
que o IDEB do Ensino Médio era 2.7 em 2005, e apresentou índices sempre
mais elevados desde então, até 2015. Somente agora, quando o INEP
modifica estranhamente os critérios de avaliação, o IDEB não acompanha a
trajetória iniciada em 2007. Vale destacar também que em 2005 a
Educação Profissional tinha menos de 4 mil estudantes e hoje já são mais
de 110 mil matriculados. Também estranhamente este público deixa de ser
considerado na avaliação do INEP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Responsive Ads Here
David Gouveia Notícias
O que acontece na notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário