Bill de Blasio, prefeito de Nova York do Partido Democrata, comemorou a desistência do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de fazer uma visita à cidade para receber uma homenagem na Câmara de Comércio Brasil-EUA.
Através de seu perfil oficial no Twitter, o prefeito, que faz oposição ao Partido Republicano do presidente norte-americano Donald Trump, alfinetou o militar e afirmou que os nova-iorquinos não concordam com os posicionamentos de Bolsonaro.
“Jair Bolsonaro aprendeu que os novaiorquinos não fecham os olhos para a opressão. Nós fizemos um alerta para o fanatismo dele. Ele fugiu. Sem surpresas — covardes não costumam aguentar um soco. Já vai tarde, @jairbolsonaro. Seu ódio não é bem-vindo aqui”.
O democrata ainda mencionou as ações contra a comunidade LGBTQ+. “O ataque de Jair Bolsonaro a direitos LGBTQ e seus planos destrutivos para o nosso planeta se refletem em líderes demais – incluindo no nosso país. TODOS devem se levantar, falar e lutar contra esse ódio temerário”.
O presidente brasileiro anunciou na noite da última sexta-feira (3) o cancelamento da viagem. Diversos locais se recuraram a receber o evento e empresas que patrocinariam a festa desistiram de homenageá-lo. Confira a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência:
NOTA À IMPRENSA
O
Presidente da República agradece a homenagem proposta pela Câmara de
Comércio Brasil-EUA, ao escolhê-lo “Personalidade do Ano de 2019”.
Entretanto,
em face da resistência e dos ataques deliberados do Prefeito de Nova
York e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que
organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente,
ficou caracterizada a ideologização da atividade.
Em
função disso, e consultados vários setores do governo, o Presidente
Bolsonaro decidiu pelo cancelamento da ida a essa cerimônia e da agenda
prevista para Miami.
Otávio Santana do Rêgo Barros
Porta Voz da Presidência da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário