Um levantamento divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (22) detectou que apenas 1% do público que recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus —ou seja, 21.628 pessoas— não foi tomar a segunda dose do imunizante após o prazo estabelecido.
O secretário Fábio Vilas-Boas alerta que, “por mais que a primeira dose já dê um pouco de proteção, essa taxa não está dentro dos parâmetros estabelecidos pelos fabricantes e agências sanitárias, sendo necessária a segunda dose para a imunização aferida nos testes clínicos”.
Ainda de acordo com Vilas-Boas, o assunto está sendo tratado em reuniões colegiadas com os 417 municípios. “É preciso um esforço adicional para sensibilizar a população sobre a importância da segunda dose e, em último caso, as prefeituras realizarem uma busca ativa, o que significa que vão ligar, enviar mensagens para os celulares e até ir em casa”, afirma o titular da pasta da Saúde.
É preciso um esforço adicional para sensibilizar a população sobre a importância da segunda dose e, em último caso, as prefeituras realizarem uma busca ativa, o que significa que vão ligar, enviar mensagens para os celulares e até ir em casa.https://t.co/Ax0nN3UnE3
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) April 22, 2021
Com 2.143.424 vacinados contra a Covid-19, dos quais 728.608 receberam também a segunda dose, até as 15 horas de ontem (21), a Bahia era um dos estados do país com o maior número de imunizados.
A Sesab informou que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel da vacinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário