Foto: Sesab |
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) envia, nesta segunda-feira (27), kits de medicamentos que possibilitam atender até 3 mil pacientes nas regiões de Ilhéus/Itabuna e Vitória da Conquista. “São itens essenciais para o tratamento da hipertensão arterial e diabetes, além de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos e soluções de reidratação oral”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim.
De acordo com a secretária, esta é uma ação de recomposição e fortalecimento dos estoques municipais. Os principais riscos à saúde causados pelas enchentes são a leptospirose, hepatites A e E, diarreias, doenças respiratórias, dengue, tétano acidental, febre tifoide e cólera.
“Estamos fazendo a busca ativa de casos nas unidades de saúde das regiões afetadas pelas fortes chuvas. Em apenas cinco dias, tivemos mais de 200 registros de doenças diarreicas no Extremo Sul e cerca de 1.500 casos suspeitos de síndromes gripais. Também identificamos casos de dengue, chikungunya e acidentes com animais peçonhentos”, afirma Tereza Paim.
Também está previsto o envio de 30 cilindros de oxigênio para Ilhéus e cinco para Mutuípe. Ilhéus ainda receberá lençóis e campos cirúrgicos para os hospitais, bem como luvas e máscaras. Já 70 colchões hospitalares seguem para Itamaraju.
Foto: Sesab |
Outra boa notícia é que já foram entregues seis novas ambulâncias para os municípios de Pau Brasil, Ubaíra, Ilhéus, Itororó, Itapetinga e Itapitanga. Caso necessário, os veículos farão a remoção de pacientes para municípios vizinhos ou hospitais de maior complexidade.
Fonte: Ascom/Sesab
Nenhum comentário:
Postar um comentário