Foto: Ricardo Stuckert |
O Congresso Nacional declarou na tarde deste domingo (1º) Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o atual presidente da República. Geraldo Alckmin (PSB) também foi empossado como vice-presidente da República.
É a terceira vez que Lula coloca sua assinatura no livro. Antes de assinar o termo, utilizando uma caneta que ganhou de um apoiador, Lula também cumpriu a regra exigida dos presidentes diplomados de firmar o compromisso constitucional de manter, defender e cumprir a Carta, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
Lula foi ovacionado no plenário da Câmara e ouviu gritos de “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
Formalmente empossado no cargo, o petista e seu vice seguirão para o Palácio do Planalto após o discurso no plenário da Câmara dos Deputados. Lá, ele receberá a faixa presidencial e fará novo discurso, dessa vez no parlatório, direcionado ao público concentrado na Praça dos Três Poderes.
Lula foi eleito para seu terceiro mandato ao receber 50,9% dos votos válidos no segundo turno, contra 49,1% de Jair Bolsonaro (PL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário