Foto: Memorial Antonieta de Barros |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inscreve o nome de Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Também assinado pelas ministras Margareth Menezes, da Cultura, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, o ato foi publicado na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial da União.
O projeto de lei pela inclusão do nome da catarinense no rol de Heróis e Heroínas da Pátria é de autoria do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e teve relatoria de Tadeu Alencar (PSB-PE).
Antonieta de Barros
Filha de uma escrava liberta, Antonieta nasceu em 11 de julho de 1901, em Florianópolis (SC), e aprendeu a ler e escrever já adulta.
Professora e jornalista, ela foi eleita deputada estadual em Santa Catarina, no ano de 1934, e foi a primeira mulher a assumir a presidência de uma Assembleia Legislativa no país. Ela também foi pioneira na luta pela emancipação feminina, pela valorização da cultura negra e por educação de qualidade.
Foi por meio de um projeto de lei assinado por Antonieta, em 1948, que ficou instituído o Dia do Professor, em 15 de outubro, no estado de Santa Catarina. Durante sua atuação como parlamentar, ela também criou leis que concediam bolsas de estudos para alunos pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário