![]() |
Grupo preparou uma programação especial e gratuita no Pelourinho - |
O Afoxé Filhos de Gandhy completa 76 anos nesta terça-feira, 18, marcando seis décadas de tradição e resistência na cultura baiana e brasileira. Para celebrar a data, o grupo prepara uma programação especial e gratuita no Pelourinho, com missa, cortejo e show.
A festividade começa às 18h, com uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Após a celebração religiosa, o cortejo segue pelas ruas do Pelourinho e termina com um show da Banda Orisum na sede do Afoxé, no bairro.
A festa será também uma oportunidade para homenagens e para reafirmar o legado do Afoxé Filhos de Gandhy, uma entidade afro-brasileira fundada em 18 de fevereiro de 1949, por trabalhadores negros do cais do Porto de Salvador.
"Convidamos todos a participar deste evento especial, reafirmando juntos os princípios de paz, tradição e cultura que têm guiado o Afoxé há décadas", afirmou Gilsoney Oliveira, presidente do Afoxé Filhos de Gandhy.
A história do grupo remonta a 1948, quando um grupo de estivadores criou o bloco 'Comendo Coentro', que mais tarde originaria o Afoxé. Em 1951, o grupo se transformou em afoxé com orientação religiosa no Candomblé e incorporou o agogô em seus cânticos de ijexá.
Atualmente, com cerca de 100 mil associados, o Afoxé Filhos de Gandhy é uma das principais manifestações culturais e religiosas da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário