Cardeal chefe do escritório para sacerdotes prevê conclave curto; sul-coreano é cotado para suceder papa - David Gouveia Notícias

Última

23/04/2025

Cardeal chefe do escritório para sacerdotes prevê conclave curto; sul-coreano é cotado para suceder papa

Bispo Lazarus You Heung-sik ainda afirmou que 'para o Senhor, não há Oriente ou Ocidente'.

Cardeal Lazarus You Heung-sik e o papa Francisco. — Foto: Reprodução/Vatican News

Um dos votantes do próximo conclave e cotados para assumir o cargo de papa, o cardeal Lazarus You Heung-sik falou com a imprensa no Vaticano nesta quarta-feira (23) após a procissão que levou o corpo de Francisco até a Basílica de São Pedro. De acordo com ele, que chefia o escritório do Vaticano para sacerdotes, a expectativa é de um conclave curto, mas também admite as incertezas do processo.

'Veremos o que o Espírito Santo diz', afirmou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de um pontífice vindo diretamente da Ásia, ele, que foi colocado pelo jornal italiano Corriere della Sera como um dos principais nomes, disse que 'para o Senhor, não há Oriente ou Ocidente'.

De acordo com os rituais da Igreja Católica, a escolha do sucessor ocorre entre 15 e 20 dias após a morte do papa anterior. Ou seja, esse processo deve iniciar entre 6 e 11 de maio.

Ao todo, serão 135 cardeais que poderão participar do processo, por terem menos de 80 anos. No total, são 252 cardeais católicos no mundo, mas 117 estão acima dessa idade e não poderão nem votar e nem serem votados no processo.

Desse total votante, grande parte vem diretamente da Europa. O continente possui 53 cardeais elegíveis, sendo que 17 são da Itália, país onde originou a Igreja Católica e que faz fronteira com o Vaticano.

Em seguida aparece a Ásia, com 23 elegíveis. Isso representa que apenas os dois continentes possuem mais da metade dos votantes no próximo conclave.

Mesmo assim, logo após os italianos, são os americanos que aparecem em segundo lugar com mais cardeais na disputa. São 10 no total. Em terceiro lugar é o Brasil, com sete que poderão votar ou serem votados.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here